Tomografia: para que serve, preparo e contraindicações

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A tomografia computadorizada é um exame de imagens reconstruídas por meio de um computador, a partir da emissão de vários feixes de raio-X por um tubo, que gira em torno do paciente de forma contínua. Assim, possibilita diagnósticos com maior precisão. É um tipo de exame não invasivo, que pode ser feito em qualquer parte do corpo como abdômen, tórax, crânio e ossos.
As imagens da tomografia computadorizada têm muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional (raio-X) e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano.

Para que serve?

O exame de tomografia pode ser feito em diversas partes do corpo e com finalidades diagnósticas muito diferentes. O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a:
-Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas
-Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo
-Orientar procedimentos como cirurgia, biópsia e radioterapia
-Detectar e monitorar doenças e condições como câncer, doenças cardíacas, nódulos pulmonares e massas hepáticas
-Monitorar a eficácia de certos tratamentos, como o tratamento do câncer
-Detectar ferimentos internos e sangramento interno.

Como se preparar para a tomografia?

O preparo depende do objetivo do exame. Nos casos em que será feito com a administração de contraste, por exemplo, é recomendado que a pessoa fique em jejum de até 8 horas, ou de acordo com a indicação médica, para que o contraste seja melhor absorvido e a imagem gerada, mais nítida.
Nos casos de tomografia na área digestiva, por exemplo, pode ser indicado o jejum de apenas 4 horas ou uso de laxantes para limpar o intestino.
Uma vez que as orientações para a tomografia computadorizada variam de acordo com o objetivo do exame, é importante verificar as recomendações com o médico ou a clínica onde o procedimento será realizado.
No entanto, independentemente do tipo de tomografia computadorizada, é recomendado retirar qualquer objeto com metal — como sutiã, brincos ou pulseira — já que podem interferir no resultado do exame. É também importante informar ao técnico que conduzirá o exame caso tenha algum dispositivo implantado, como marcapasso, por exemplo.

Contraindicações

A tomografia é contraindicada para pessoas que não podem ser expostas à radiação. Há contraindicação clássica que é para gestantes, principalmente na fase inicial da gravidez, porque a radiação pode ter efeitos maléficos sobre o feto. Em fases mais avançadas da gestação, o exame de tomografia pode ser realizado desde que o abdômen da mulher seja coberto com uma manta à base de chumbo, evitando que a radiação tenha contato com o bebê.

Conte agora com a Mais Saúde Acre para realizar o seu exame!
Nosso principal objetivo é trazer mais qualidade de vida para você! Entre em contato e agende seu horário!

Veja outros posts

Saúde mental feminina: dicas de autocuidado

Você, mulher, tem prestado atenção em si mesma?Homens e mulheres vivem experiências diferentes. Por isso, faz sentido que suas preocupações e necessidades sejam distintas.

Síndrome metabólica: causas x tratamento

Também conhecida como síndrome da resistência à insulina, saiba mais sobre a condição que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2