Endoscopia: como funciona, cuidados e preparo

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Endoscopia é um exame de imagem que permite avaliar, diagnosticar e tratar problemas do trato gastrointestinal alto.
O endoscópio é o equipamento utilizado para a realização do procedimento. Trata-se de um tubo longo e flexível com uma pequena luz e uma câmera de vídeo na extremidade que permite a captação de imagens que são projetadas em um monitor e visualizadas em tempo real. Também permite a introdução de ferramentas para a coleta de secreções e biopsias, bem como para o tratamento de lesões.
No artigo de hoje, confira mais informações sobre o exame.

QUANDO A ENDOSCOPIA É INDICADA?

É um exame que possibilita o diagnóstico e, em alguns casos, o tratamento de doenças que afetam a parte superior do sistema digestivo. As principais doenças identificadas durante o procedimento são: gastrite, esofagite, ulceras, sangramentos, hérnia de hiato e câncer de esôfago, estômago e duodeno.

COMO O EXAME É FEITO?

O exame é realizado com o paciente deitado do lado esquerdo, após ter realizado um jejum de aproximadamente 10 a 12 horas.
É utilizada a sedação endovenosa para conforto e tranquilidade do paciente durante o procedimento. A sedação tem curta duração, mas a pessoa precisa estar acompanhada para liberação após o exame.

ENDOSCOPIA COM BIÓPSIA


Em alguns casos, é necessário coletar amostras de tecido do esôfago, estômago ou duodeno para aprofundar a investigação e esclarecer diagnósticos. Essas amostras são levadas para uma análise anatomopatológica que avaliara as características das células. Chamamos esse procedimento de biópsia.


ENDOSCOPIA NASAL

Também conhecida como nasofibroscopia, a endoscopia nasal é o procedimento feito para avaliar a cavidade nasal, faringe, laringe e cordas vocais.
O exame é indicado para melhor avaliar quadros de rinite, sinusite, sangramento nasal, cefaleia, apneia do sono, roncos, obstrução nasal, distúrbios do olfato e paladar, tosse recorrente, rouquidão frequente e desvio do septo.

PREPARO E CUIDADOS

Por ser um exame que necessita de sedação, no dia é imprescindível que o paciente esteja acompanhado de um adulto. É importante que a pessoa esteja em jejum alimentar de aproximadamente 10 a 12 horas.

Está procurando um lugar de confiança para realizar uma Endoscopia? Conte conosco e saiba como podemos te ajudar!

Veja outros posts

Saúde mental feminina: dicas de autocuidado

Você, mulher, tem prestado atenção em si mesma?Homens e mulheres vivem experiências diferentes. Por isso, faz sentido que suas preocupações e necessidades sejam distintas.

Síndrome metabólica: causas x tratamento

Também conhecida como síndrome da resistência à insulina, saiba mais sobre a condição que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2